Mensagem - Dia Nacional do Químico

DIA NACIONAL DO QUÍMICO

Em 18 de junho, data em que entrou em vigor a lei 2.800/56, que regulamentou a profissão, comemora-se o Dia Nacional do Profissional da Química.

Estamos todos de parabéns por mais um "Dia do Químico no Brasil".

Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química. Na antiguidade, a química estava presente em várias atividades como na produção de cerâmica e na extração de substâncias vegetais usadas para fazer perfumes e cosméticos. Apenas por volta do ano de 1600, a química surgiu como Ciência moderna e só no Século XVIII, foi organizada racionalmente.
A origem da química como ciência remonta a relações com a Filosofia Natural e o transcendental, enquanto a química prática nasce de artes práticas que se cultivavam desde 4000 A.C., como a metalurgia, a fabricação de vidros e cerâmica, pigmentos e corantes, medicamentos, e cosméticos, alimentos e bebidas

A química como Ciência tem, pelo menos, 6.000 anos de existência. No século XVI, o alquimista Paracelso escreveu: "O padeiro é um alquimista quando assa o pão, o viticultor quando prepara o vinho, o tecelão quando faz o tecido, portanto, seja quem for o responsável por tornar útil e levar ao ponto de ser usado pelo homem tudo o que cresce na natureza, é um Alquimista".
Assim, a idéia de que a Química e os químicos apenas estão envolvidos com a fabricação de "produtos químicos", é falsa. Procedimentos como análises da qualidade de matérias-primas e produtos acabados, tratamento de água industrial e potável, tratamento de efluentes, fermentação, reciclagem de rejeitos, e tantas outras atividades, são funções do químico.

A Química, está presente no nosso dia-a-dia, desde as mais elementares tarefas domésticas como cozinhar ao processo da combustão nos motores dos carros.

A abrangência da química é ilimitada, podendo estar em muitos outros ramos da ciência. Além disso, a química é útil em outras áreas como a Arte, que usa verniz, solvente, pigmentos em seus trabalhos, e o Direito, na Química Forense.

No Dia do Químico, homenageamos esse versátil profissional que, sem dúvida nenhuma, é de suma importância para nossas vidas.

Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade.

PARABÉNS PROFISSIONAL DA QUÍMICA!