DEBATE TÉCNICO: APARECIMENTO DE ÓLEO NA COSTA BRASILEIRA

A convite da Merieux Science, o CRQ VII participou do Debate Técnico sobre o aparecimento de óleo na costa brasileira realizado no dia 28/11/2019 das 08:00 às 12:30 horas no Espaço Colabore Parque da Cidade. Este evento, de suma importância para sociedade de todo o País, especialmente da Região Nordeste, teve como debatedores o Gerente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Sr. Gustavo Gurgel, e a Professora Doutora Olívia Oliveira, Diretora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.

Durante o debate, diversos temas foram discutidos desde o histórico do aparecimento do óleo no dia 30/08/2019 na costa da Paraíba até a presente data.

Foram demonstrados dados da quantidade de óleo, número de municípios afetados, população envolvida tanto nas consequências sociais, de saúde e econômicas em toda Região.

Em determinado momento, foram discutidas as questões relacionadas às possíveis causas/origens deste grave desastre ambiental, as medidas emergenciais e mitigadoras para minimizar os impactos ambientais e, principalmente, as pesquisas e os estudos laboratoriais realizados para caracterização do tipo de óleo.

Estiveram presentes no evento representando o CRQ VII, o seu Presidente, o Diretor Institucional e o Coordenador da Fiscalização.

Desta forma, o CRQ VII demonstra a sua preocupação com fato e principalmente com a população litorânea, a mais diretamente afetada. Na oportunidade, o Presidente se manifestou elogiando a realização do evento e o alto nível dos debatedores e participantes.