CRQ7 obtém doação de 400 litros de álcool!

 

Conteúdo publicado em 09/04/2020

Em uma iniciativa bem-sucedida do Conselho Regional de Química da 7ª Região (CRQ VII), sediado em Salvador (BA), foi possível intermediar doações de 400 litros de álcool puro, principal insumo para a produção de álcool gel 70%.

As doações do CRQ baiano foram direcionadas a duas instituições de ensino: 200 litros vão para a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outros 200 litros serão entregues à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em seu campus de Feira de Santana.

A professora Zenis Novais da Rocha, do Instituto de Química da UFBA, explica que a ação em torno da produção de álcool gel envolve também profissionais e alunos do Instituto de Farmácia e da Escola Politécnica da UFBA.

“Com esta iniciativa, a gente está mostrando que a nossa universidade não para. O CRQ VII tem nos dado grande apoio, buscando ajuda junto às empresas da nossa região. Tenho certeza de que o CRQ vai seguir nos apoiando e isso é muito importante”, afirma Zenis.

Outras doações estão em tratativas

O presidente do CRQ VII, Antonio César de Macedo Silva, reafirma a disposição de que a ação, que integra a campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs, prossiga enquanto o risco de propagação do Covid-19 estiver alto no país.

“Essa iniciativa surgiu porque nos preocupou a disseminação do coronavírus. Ao mesmo tempo, viemos recebendo denúncias de fabricação de álcool gel em concentrações inadequadas ou com produtos falsificados, que estamos investigando. Ao entrar em contato com a UFBA e a UFRB, eles nos relataram dificuldade em adquirir o álcool líquido para fazer a produção”, comenta o presidente.

Macedo Silva ressalta a boa receptividade da iniciativa no empresariado baiano.

“Fizemos bons contatos, outras doações estão em curso. Empresas viram nossa demanda com bons olhos. Estamos felizes de participar dessa iniciativa do Sistema CFQ/CRQs, mesmo em regime de teletrabalho o nosso CRQ segue atento no atendimento das necessidades da sociedade, dos profissionais e das empresas da Bahia”, completa.

 

A campanha Química Solidária

A ação desenvolvida na Bahia compõe a campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs. O objetivo é articular e divulgar em todo país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química.

Importante destacar ainda que as atividades de produção obedecem os ditames da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) externados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate ao Covid-19.

Vale destacar que as atividades da Química Solidária estão sendo desenvolvida com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas.