ALERTA: uso de formol em Salão de Beleza

O Conselho Regional de Química 7ª Região - Bahia, alerta a população sobre o uso de formol e os cuidados que devem ser tomados no alisamento de cabelos.

Os produtos, utilizados em muitos salões na prática da escova progressiva, pode representar um risco de intoxicação para quem aplica e para quem recebe o tratamento, pelo fato de alguns apresentarem altas concentrações de formol.

O alisamento capilar pode custar caro à saúde, pois há contato com a substância por meio de inalação, durante a aplicação, e pelo contato direto do produto com a pele.

O formol só é permitido pela ANVISA na função de conservante em uma concentração de até 0,2 %, e como agente endurecedor de unhas a uma concentração de até 5%

O uso indevido do formol pode trazer vários problemas à saúde, tais como queda de cabelo, irritação do couro cabeludo e das vias respiratórias, tosse, queimaduras, dor, lacrimação e visão embaçada. A exposição constante pode levar a dermatites, inflamação da mucosa nasal, risco de câncer, dentre outros.

Pesquisas indicam que 0,2% de formol não alisa cabelo, e se a mistura alisar é porque tem mais formol do que devia.

Nenhum produto que gera alisamento e que tenha como base formaldeído (formol) recebe registro da ANVISA e não se deve utilizar produtos que não estejam aprovados pela Vigilância Sanitária

A adulteração de produtos cosméticos, com adição de formol, é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro, segundo a ANVISA.

Para pesquisar o registro de um produto, consultar no site da ANVISA, www.anvisa.gov.br

No dia 17.12.2019 foi divulgada notícia na Globo News onde a polícia abre inquérito para apurar morte de mulher após fazer escova progressiva em Ilha Solteira. A vítima de 31 anos teve irritação na pele e queimação pelo corpo após procedimento.

Segundo a família, os médicos disseram que mulher estava com muito formol no corpo.

Maiores informações: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/12/17/policia-abre-inquerito-para-apurar-morte-de-mulher-apos-fazer-escova-progressiva-em-ilha-solteira.ghtml