2019 - ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA

 

 

A Tabela Periódica, mais importante referência sobre os elementos químicos, um dos maiores ícones da ciência moderna, completa 150 anos de criação em 2019.

 

Em 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev, professor da Universidade de São Petersburgo, apresentou a 1ª versão da tabela, organizando os 63 elementos então conhecidos numa forma bem próxima da atual, inicialmente, por ordem crescente de suas massas atômicas.

 

A ONU proclamou na 72ª. Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em dezembro de 2017, proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, em um esforço simbólico para "aumentar a sua consciência global e a educação em ciências básicas", conforme declarou em comunicado oficial.

 

A celebração envolve a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação e a Ciência), sociedades científicas, institutos de educação e pesquisa, organizações não governamentais e setor privado na promoção de eventos que ressaltam a importância da Tabela Periódica e suas aplicações.