QUANDO A QUÍMICA IMPULSIONA O AGRO: A HISTÓRIA DO COORDENADOR DO CETAB PAULO MESQUITA
Desde cedo, ainda no ensino fundamental, Paulo Mesquita mostrou ser um estudante com grande interesse pela área científica.
Quando chegou ao ensino médio, foi estudar no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET/BA), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) onde, no terceiro ano, decidiu seguir a área da química.
Em 2006 prestou vestibular na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ali, começava uma carreira promissora voltada para as pesquisas destinadas ao desenvolvimento do setor agropecuário na Bahia.
Mas antes de prestar o vestibular em 2005, Paulo Mesquita recorda que participou do 1º Encontro de Química da Bahia (EQBA), realizado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador.
Naquele evento, o jovem estudante foi impactado logo na palestra de abertura, ministrada pelo professor Jailson Bittencourt de Andrade, ex-presidente do CRQ-7.
“Fiquei tão maravilhado com tudo que ouvi nas palavras do professor Jailson que não tive mais dúvidas sobre a carreira que queria seguir”, afirma Paulo Mesquita.
Ele relembra que, no início do ano letivo da graduação, o mesmo professor Jailson Bittencourt estava organizando a Escola de Verão na área da Química da UFBA.
“Fui conversar com o professor que me informou sobre a possibilidade de concorrer a uma bolsa de iniciação científica. Consegui a bolsa e, com três meses de curso, eu já estava atuando com pesquisas acadêmicas”.
Ao concluir a graduação e ingressar no curso de mestrado, Paulo Mesquita recebeu um convite para trabalhar nos laboratórios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que hoje não existe mais.
“Eu não conhecia, naquela época, a área de agricultura. Foi na EBDA que comecei a perceber que a agricultura e a química têm uma forte ligação. Isso fica evidente no que diz respeito aos defensivos agrícolas, pesquisas para o controle de pragas, análise da composição de solo para plantio, etc. Tudo isso passa pela área da química”.
Desde 2023, o químico é coordenador do Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab) que realiza serviços laboratoriais especializados nas áreas da agricultura, pecuária, agroindústria e recursos naturais renováveis, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri),
Só em 2025, os pesquisadores do Cetab foram responsáveis por 10 artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alta relevância.
Entre os muitos motivos de orgulho para Paulo Mesquita, está o prêmio que recebeu da UFBA, em 2024, de coorientador de melhor tese de doutorado na área de ciências de alimentos, desenvolvida pela acadêmica Manuela Barreto, sobre a composição química, propriedades sensoriais e métodos de conservação do mel de cacau.
Em relação à agropecuária na Bahia, o coordenador destaca a pujança e também a necessidade de estruturas especializadas de suporte para o setor, seja para o grande ou o pequeno produtor.
Para ele, a importância da adoção de políticas públicas, onde o Cetab está inserido, também é um ponto crucial para o desenvolvimento da agropecuária no estado da Bahia.
O coordenador explica que a equipe do Centro Tecnológico é multidisciplinar. Mas destaca a atuação dos profissionais químicos dentro do laboratório.
Para isso, ele pontua um dos principais ensinamentos que recebeu do professor Jailson, lá nos tempos da graduação, que foi ver a química como uma ciência central.
“A importância que o químico tem para o setor agropecuário está, por exemplo, na capacidade de realizar com excelência a validação da segurança alimentar para a população”.
Paulo Mesquita informa que, atualmente, a área técnica o Cetab, conta com oito laboratórios e 20 profissionais, dos quais seis são químicos.
“Os profissionais químicos têm sólido conhecimento para contribuir com o trabalho que desenvolvemos aqui”, conclui.
Paulo Mesquita é o primeiro destaque da coluna “Protagonistas da Química”, em 2026, criada pelo CRQ 7 com o objetivo de reconhecer a atuação e apresentar a trajetória de profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.