CRQ 7 PARTICIPOU DA 3ª REUNIÃO DO FÓRUM BAIANO DE COMBATE AOS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS, TRANSGÊNICOS

O CRQ 7 esteve representado pelo vice-presidente, Edilson Fortuna de Moradillo, na 3ª reunião do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e pela Agroecologia (FBCA), que aconteceu nesta terça-feira (5), na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia (PRT 5ª Região), no Corredor da Vitória.

Criado em 2011, o FBCA é formado por entidades da sociedade civil organizada, instituições governamentais e MP, com o objetivo de proporcionar, em âmbito estadual, o debate das questões relacionadas ao impacto do uso de agrotóxicos, produtos afins e transgênicos na saúde do trabalhador do campo, da população e no ambiente.

Segundo o vice-presidente do CRQ 7, em pouco mais de uma década, o FBCA se tornou uma referência e uma frente atuante no combate ao envenenamento dos alimentos que vem ocorrendo ao longo do tempo.

“Existe a ideia equivocada de que só se produz alimentos com o uso de agrotóxicos. Precisamos conscientizar a população sobre esse erro. Temos a alternativa da produção agroecológica que é uma realidade, com estudos que comprovam a sua eficiência”, destaca Moradillo.

A coordenadora da FBCA, a promotora de Justiça, Luciana Espinheira da Costa Khoury, ressaltou a importância de contar com a parceria do CRQ 7, entre as instituições que integram o Fórum.

“Ter profissionais qualificados que possam somar com seus conhecimentos é fundamental para o nosso trabalho. O CRQ 7 traz, por exemplo, contribuições concretas para a detecção de resíduos de agrotóxicos em alimentos e na água, durante as ações realizadas”, relata a promotora.

Entre as autoridades presentes estava o coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Pedro Serafim (foto).